Notícias e Artigos

É válida a cláusula que estabelece a renovação automática da fiança?

É válida a cláusula que estabelece a renovação automática da fiança?
22-02-23 | Direito Contratual | Tags:

A fiança pode ser prestada com ou sem prazo, o que irá depender do contrato principal que foi objeto desta garantia. É dizer: geralmente, a fiança é estabelecida pelo mesmo prazo do contrato que ela garante.

Caso a garantia seja prestada por prazo indeterminado, o fiador poderá exonerar-se quando lhe convier, devendo notificar o credor sobre sua intenção e permanecendo obrigado pela fiança durante sessenta dias após a notificação.

Por outro lado, caso a fiança seja prestada por um prazo determinado, quando advier esse prazo previsto, a garantia estará extinta e exonerado estará o fiador.

A dúvida ocorre, todavia, quando houver a prorrogação do contrato principal. Haverá a prorrogação automática da fiança?

A regra, nessas hipóteses, é que haja a assinatura também do fiador, que deverá concordar com a renovação da fiança. Contudo, é possível que se estabeleça cláusula no contrato originário prevendo a prorrogação automática de fiança quando renovado o contrato principal. Com essa previsão, é válida a renovação automática da fiança.

Ocorrendo essa hipótese de renovação automática, a exoneração do fiador depende da notificação ao credor, assim como na fiança que vige por prazo indeterminado.

É o que o Superior Tribunal de Justiça recentemente fixou no Enunciado de Súmula nº 656, aprovada pela Segunda Seção em 9 de novembro de 2022, muito embora já estivesse aplicando esse entendimento na sua jurisprudência.

Por fim, em que pese esse entendimento, é considerado recomendável que o fiador assine a renovação do contrato principal e, consequentemente, da fiança, o que poderá impedir eventuais discussões posteriores.

 

#DireitoContratual #DireitoCivil #Contrato #Garantia #Fiança #Fiador

Compartilhe nas Redes