A Inteligência Artificial já está presente em metade dos Tribunais brasileiros

A Inteligência Artificial (IA) não está mais restrita aos filmes de ficção científica. Sua presença já é constante em diversas áreas e setores, inclusive no Poder Judiciário. Tanto que pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que cerca de metade dos Tribunais brasileiros já possuem Inteligência Artificial.

O relatório intitulado Tecnologia Aplicada à Gestão dos Conflitos no Âmbito do Poder Judiciário Brasileiro, divulgado no final de 2020, concluiu que estão em andamento 64 projetos de IA em 47 tribunais. As ferramentas desenvolvidas são utilizadas principalmente para a coleta de dados que auxiliam nos julgamentos, porém algumas inclusive já sugerem minutas de decisões.

Para a pesquisa, realizada pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV, foram analisados dados coletados no Supremo Tribunal Federal (STF), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), no Tribunal Superior do Trabalho (TST), nos Tribunais Regionais Federais, nos Tribunais Regionais do Trabalho e nos Tribunais de Justiça.
Como se percebe, essa tecnologia gera grande entusiasmo no Poder Judiciário. E isso faz com que fiquemos atentos às consequências que podem surgir dessa nova realidade.

FONTES:
[1] Notícias STJ – “Inteligência artificial está presente em metade dos tribunais brasileiros, aponta estudo inédito” (09.03.2021).
[2] Publicações FGV – Inteligência Artificial: tecnologia aplicada à gestão dos conflitos no âmbito do Poder Judiciário brasileiro. (15.12.2020).

#InteligênciaArtificial #Direito #Tribunal #Tecnologia

OUTRAS MATÉRIAS